Prefeitura se reúne com servidores do Saae para discutir melhorias à categoria e homenageia trabalhadores pela Semana do Servidor

terça-feira, 26 de outubro de 2021


O prefeito Rodrigo Manga esteve reunido com duas turmas de servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, na tarde desta segunda-feira (25), para ouvir as principais demandas da categoria e anunciar encaminhamentos, a fim de que melhorias sejam viabilizadas.

O encontro ocorreu no Centro Operacional da autarquia, localizado no Jardim Ibiti do Paço. O primeiro grupo contou com a participação de aproximadamente 400 colaboradores e o segundo, outros 150.

Na ocasião, o prefeito esteve acompanhado dos secretários municipais Luciana Mendes (Jurídica – SAJ) e Cléber Fernandes (Recursos Humanos – SERH), além do diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva; do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; do procurador-geral, Dr. Alexandre Junger; do procurador do Saae/Sorocaba, Dr. Luís Fernando Zaccariotto; dos vereadores João Donizeti, Vitão do Cachorrão e Salathiel Hergezel; do diretor do Sindicato dos Servidores da Prefeitura Municipal de Sorocaba, Misael Nogueira; e de Marta Tonche, representante da Associação de Funcionários do Saae/Sorocaba.

A primeira demanda dos servidores foi relativa à aquisição de novos materiais e suprimentos. A direção do Saae se comprometeu em, dentro de 15 dias, fazer um levantamento do necessário para providenciar a compra. Outro ponto foi a possibilidade de os servidores da autarquia optarem pelo recebimento de tíquete-refeição ou realizarem as refeições na própria empresa, sendo que, atualmente, por lei, apenas a primeira opção é possível. “O caso será analisado e, em um prazo de 30 dias, vamos apresentar uma solução, a fim de que essa flexibilização seja possível, por meio de projeto a ser votado pela Câmara. Ainda estamos prevendo uma reforma e modernização do refeitório”, adiantou o diretor-geral do Saae/Sorocaba.

Os colaboradores ainda destacaram a necessidade de uma reforma administrativa que contemple, principalmente, a revisão do pagamento de horas extras, mudanças na jornada de trabalho e que seja retomada a remuneração de funcionários que atuam como lideranças das equipes de rua. O estudo igualmente será feito em 30 dias.

Todos os estudos serão acompanhados e discutidos por técnicos e por uma Comissão formada por funcionários do Saae, de diferentes setores, definida durante estas reuniões. Já estamos, ainda, concluindo a definição do processo para a abertura de concurso público para cargos no Saae, o que será anunciado até o fim deste ano”, mencionou o prefeito Rodrigo Manga.

Homenagens

Ainda durante a segunda reunião do dia, dois funcionários do Saae, os mais antigos da empresa, foram homenageados pelos relevantes serviços prestados à população e, cada um deles, recebeu uma lembrança das mãos do prefeito e do diretor-geral do Saae/Sorocaba.

Tudo o que eu conquistei na vida foi a partir do trabalho aqui, no Saae/Sorocaba. Sou muito grata por tudo”, destacou Maria Aparecida Braido, mais conhecida como Dona Cidinha, que trabalha na autarquia há 42 anos.

Da mesma forma, Casimiro Gaidukas Neto é funcionário do Saae/Sorocaba há 45 anos e não escondeu a emoção. “Estou muito orgulhoso por tudo, pois nunca faltei no trabalho e constituí uma família, com dignidade e respeito. E como diria aquele ditado: quando a gente trabalha no que gosta, nem considera como trabalho”, frisou.

As homenagens foram realizadas pelo Saae/Sorocaba como parte da programação especial da Prefeitura de Sorocaba comemorativa ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro.