Saae-Sorocaba realiza limpeza e desassoreamento preventivos nas Bacias de Contenção do Campolim

quarta-feira, 20 de outubro de 2021


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba realiza a limpeza e o desassoreamento preventivos nas Bacias de Contenção do bairro Campolim, na Zona Sul da cidade, para que o sistema permaneça preservado e em plenas condições de funcionamento nos períodos de fortes chuvas.

As intervenções tiveram início na última quinta-feira (14), na primeira das três bacias existentes no Parque “Carlos Alberto de Souza”, localizado no fim da Avenida Domingos Júlio, nas proximidades da Rodovia Raposo Tavares. A previsão da autarquia é que os trabalhos sejam concluídos até o fim deste mês.

Os serviços, que vêm sendo executados com a utilização de uma escavadeira hidráulica, consistem na retirada do sedimento que ficou depositado no fundo das Bacias de Contenção. O material é transportado por caminhões e depositado em aterro apropriado. Também é feita a remoção de mato e todo tipo de resíduo que é carregado em dias de chuva.

As bacias têm a função de comportar as águas pluviais por um determinado período, até que atinjam os extravasores, quando, então, são escoadas gradativamente por um dispositivo de drenagem, evitando enchentes”, explica o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

Implantado pela autarquia no final dos anos 1990, o sistema de contenção e drenagem de águas de chuva eliminou os alagamentos que, até então, eram registrados na região do Campolim.

Outras intervenções

Os serviços no Campolim seguem programação pré-definida pelo Saae-Sorocaba, de manutenção de todas as bacias de contenção e córregos do município. Neste ano, já foram executados limpeza e desassoreamento preventivos dos córregos no Jardim Leocádia, no Jardim Prestes de Barros (conhecido como Lavapés), na Vila Barão e na Vila Mathilde, além da Bacia do Jardim Abaeté e o desassoreamento da Bacia 1 do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) da Água Vermelha.