Prefeitura de Sorocaba cede imóvel em Santa Rosália para uso da Polícia Militar

terça-feira, 27 de julho de 2021


 

A Prefeitura de Sorocaba oficializou a cessão de uso do prédio que já foi sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), no bairro Santa Rosália, à Polícia Militar (PM) do Estado de São Paulo. Nesse endereço, será instalado o 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (7º BPM/I), que atualmente opera no Cerrado. A Lei Municipal n° 12.330/21, que formaliza o ato, foi sancionada pelo prefeito Rodrigo Manga, no fim da tarde desta terça-feira (5), durante cerimônia no local.

 

Um termo de compromisso entre as partes havia sido assinado no dia 7 de março, pois já estava prevista a transferência das atividades do Saae/Sorocaba, para as novas instalações no Centro Operacional da autarquia, na Avenida Camilo Júlio, o que se efetivou em 22 de junho. No mês seguinte, em 6 de julho, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 235/2021, que autoriza a cessão de uso do imóvel situado na Rua Pereira da Silva, nº 1.285, à PM.

 

“Estamos honrando um compromisso que firmamos com a PM, que tem executado um trabalho exemplar em Sorocaba. Assim, daremos mais condições para que a Corporação execute suas atividades de forma ainda mais primorosa. A Prefeitura de Sorocaba tem orgulho do trabalho da PM e é parceira dessa instituição”, destacou o prefeito.

 

O prédio em Santa Rosália tem 5,5 mil metros quadrados, dos quais cerca de 1,5 mil metros quadrados de área construída. Além do 7º BPM/I, o local será ocupado pela Companhia de Força Tática e pela 4ª Companhia da PM. A medida atende a uma necessidade da PM, de descentralizar e otimizar a sua atuação em Sorocaba. Com isso, a instalação do 14º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (14º Baep), que opera provisoriamente no complexo do Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7), será transferida para a atual sede do 7º BPMI, também no Cerrado.

 

“Trata-se de uma conquista importantíssima à PM. Com essa nova unidade, será possível que a Polícia Militar otimize as equipes que atuam na área administrativa da Corporação em Sorocaba, liberando maior efetivo para as ações de rua”, explicou o tenente-coronel Fernando de Agrella, comandante do  7ºBPM/I. Ele adiantou, ainda, que as reformas no prédio começam a partir desta quarta-feira (28) e que, a na próxima semana, o 7° BPM/I já estará operando no novo endereço. “Será uma mudança gradual. Depois, virão as outras unidades, conforme as reformas avançarem”, completou.

 

Além do prefeito e do comandante local da PM, a cerimônia de entrega da nova sede da PM contou com a presença do tenente-coronel no Exército, Rodrigo da Silva; bem como do deputado federal Capitão Derrite; do delegado Seccional de Polícia Civil, Mauro Guimarães Soares; do diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva; e dos secretários municipais Cel. Vitor Gusmão (Secretaria de Segurança Urbana), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas) e Marcio Carrara (Educação), além de Evandro Bueno, ouvidor-geral do Município; Carlos Rocco Júnior, corregedor-geral; e dos vereadores João Donizeti, Fábio Simoa, Ítalo Moreira, Luis Santos, Cícero João, Vinicius Aith, Fernando Dini e Cristiano Passos.

 

Descentralização do atendimento

 

No prédio da PM em Santa Rosália, vão operar 200 policiais, o que significa melhoria na eficácia e na agilidade em ações de segurança pública, sobretudo nessa e em outras regiões da cidade. Segundo o comandante Agrella, a PM está descentralizando sua atuação, mantendo ainda mais duas companhias na Zona Norte, uma no Alto da Boa Vista e outra na região central, além da base no Éden.

 

O deputado federal Capitão Derrite elogiou o empenho da Administração Municipal em possibilitar melhores condições de trabalho para a PM em Sorocaba e falou da importância da atuação conjunta das forças policiais. “Temos, aqui, representantes da Polícia Civil, Exército e da Guarda Civil Municipal de Sorocaba, aliás esta que tem feito um excepcional trabalho. O foco é na cidade. Todas as forças policias trabalhando juntas e fortalecendo cada uma das instituições. Esse é o espírito quando o assunto é segurança pública”, frisou.

 

Homenagens

 

Ainda durante a solenidade, o prefeito Rodrigo Manga fez a entrega da chave simbólica do prédio em Santa Rosália ao comandante do 7º BPM/I, tenente-coronel Fernando Agrella.

 

Em reconhecimento ao apoio dado ao 7⁰ BPM/I, a Polícia Militar prestou homenagem, por meio da entrega de honrarias da Corporação, ao prefeito Rodrigo Manga, ao deputado estadual Guilherme Derrite e ao tutor do Programa Vigilância Solidária em Santa Rosália, Roberto Ferreira Rodrigues. O evento encerrou-se com um desfile da tropa pelo pátio da nova sede do 7° BPM/I.

 


Pular para o conteúdo