Controle de perdas: geofones auxiliam na detecção e eliminação de vazamentos

terça-feira, 25 de agosto de 2020


O programa de combate, controle e diminuição das perdas existentes no sistema de distribuição de água da cidade é composto por uma série de medidas e ações colocadas em prática pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), entre elas as instalações de válvulas reguladoras de pressão e de macromedidores, a aquisição de veículos leves em substituição aos caminhões para refletir em maior agilidade para o deslocamento e a manutenção de vazamentos e a intensificação da fiscalização, visando a detecção de fraudes nos hidrômetros e furtos nas redes de água.

Paralelamente a essas intervenções, a autarquia conta também com a utilização de geofones, equipamentos que auxiliam de forma decisiva na detecção de vazamentos nas redes públicas de distribuição de água tratada e que refletem na diminuição dos índices de perdas.

Atualmente, os aparelhos que a autarquia utiliza incluem a haste de escuta e os geofones mecânicos e eletrônicos, e cada um desses modelos é utilizado para situações específicas, conforme destacam os engenheiros, técnicos e operadores desses equipamentos do Saae/Sorocaba.

Em algumas situações, os geofones são utilizados para detectar vazamento em uma rede de distribuição que não aflorou à superfície, sendo portanto uma ocorrência não aparente, e a sua existência passa a ser percebida e investigada a partir de comunicados de munícipes de determinada rua ou bairro, alertando para a falta de água.

Em outras ocasiões, os geofones auxiliam na detecção da localização exata do vazamento, visto que é comum que a água aflore num determinado ponto da calçada ou do asfalto e a origem do problema esteja em um outro ponto da via ou mesmo em outra rua, localizada acima ou abaixo de onde a água proveniente do vazamento apareceu.

Etapas

O trabalho de investigação da autarquia na detecção e eliminação de um vazamento, como ocorreu nesta terça-feira (25), na rua Miguel Lamarca, no Jardim Zulmira, começa com a utilização da haste de escuta. Nessa operação, o servidor da autarquia toca uma extremidade da haste no cavalete do hidrômetro de uma determinada residência da rua e na extremidade oposta do consegue ouvir as variações do som que determinam a existência de um vazamento.

No passo seguinte, para a detecção mais aproximada do problema, é utilizado o geofone mecânico, que consiste num aparelho que o funcionário toca o sensor na calçada ou via pública e faz a escuta dos sons do vazamento por meio de um aparelho semelhante a um estetoscópio médico, adaptado aos seus ouvidos.

Na sequência, para a localização exata de onde está ocorrendo o vazamento, a equipe faz uso do geofone eletrônico, equipamento em que o operador coloca um fone de ouvido, que se liga a um sensor colocado nas proximidades de onde o geofone mecânico detectou o som com maior intensidade. Assim, tateando o solo com a extremidade do instrumento, o integrante da equipe de caça vazamentos da autarquia vai acompanhando o ponteiro do sensor que segura em suas mãos e no momento em que este atinge o ponto máximo, fica confirmado o local exato do problema.

Completando a operação, uma equipe de manutenção da autarquia realiza a abertura na rua ou na calçada onde o vazamento foi detectado, até chegar à rede de distribuição e executar o reparo necessário. No caso da operação realizada na rua Miguel Lamarca, o vazamento encontrado e eliminado estava ocorrendo na conexão da rede de distribuição com a ligação que faz o abastecimento de uma residência localizada na calçada oposta ao ponto onde o problema foi encontrado.