Saae prepara bacia de contenção para período de chuvas

quarta-feira, 19 de junho de 2019


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae Sorocaba) deu início aos serviços de limpeza e desassoreamento da Bacia de Contenção de Águas Pluviais do Jardim Norcross, região do Barcelona. O objetivo da manutenção é preparar o equipamento público para o próximo período de chuvas.

Segundo o diretor operacional de esgoto, Rodolfo Barboza, todo o material retirado do local está sendo armazenado provisoriamente no Parque Porto das Águas para que tenha reduzido o seu teor de umidade e posteriormente será destinado ao local de disposição final, que será ainda definido. “Este material poderá ser usado em obras de engenharia (criação e melhoria do terreno, estabilização de margens de rios e controle de erosão), recuperação de áreas degradadas, de margens erodidas, entre outras”, explica Barboza.

Ainda de acordo com o Saae, o material teve sua caracterização física realizada em conformidade com o Artigo 3º, paragrafo 2º da Resolução SMA nº 36 de 23 de maio de 2017, bem como Artigo 6º da Resolução CONAMA nº 454 de 1º de novembro de 2012, e com base nos resultados desta caracterização, ficou dispensado da caracterização química. Portanto, conforme as mesmas resoluções citadas, o material pode ser disposto diretamente no solo ou utilizado em aterro hidráulico. Assim que a umidade do material for reduzida, a Autarquia fará a separação da terra de todo material inservível como garrafas pet, sacos plásticos, entre outros, oriundos do descarte indevido feito por parte da população nas vias públicas e que são direcionados à bacia de contenção através do sistema de drenagem pluvial. Esses materiais inservíveis serão destinados à reciclagem.

Os serviços de limpeza e desassoreamento da Bacia de Contenção de Águas Pluviais do Jd. Norcross tiveram início na última semana e a previsão de conclusão é até o final do mês de junho.