logo
/

Programa de despoluição do rio foi tema de palestra no Comdema

 

image 

O Programa de Despoluição do Rio Sorocaba, desenvolvido pela Prefeitura, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), foi tema de palestra em mais uma reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Comdema), em encontro realizado na tarde desta quarta-feira (19), na Escola de Gestão Pública, no Alto da Boa Vista.

Apresentada pelo engenheiro Mauri Gião Pongitor, engenheiro da autarquia que vem acompanhando e participando do programa desde o seu início, a palestra abordou os diversos aspectos do complexo de obras executadas ao longo das últimas duas décadas, e que permitem coletar, afastar e tratar mais de 90% de todo o esgoto produzido na cidade, por meio da infraestrutura atualmente instalada.

Programa de despoluição do rio foi tema de palestra no Comdema

 

1

O Programa de Despoluição do Rio Sorocaba, desenvolvido pela Prefeitura, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), foi tema de palestra em mais uma reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Comdema), em encontro realizado na tarde desta quarta-feira (19), na Escola de Gestão Pública, no Alto da Boa Vista.

Apresentada pelo engenheiro Mauri Gião Pongitor, engenheiro da autarquia que vem acompanhando e participando do programa desde o seu início, a palestra abordou os diversos aspectos do complexo de obras executadas ao longo das últimas duas décadas, e que permitem coletar, afastar e tratar mais de 90% de todo o esgoto produzido na cidade, por meio da infraestrutura atualmente instalada.

Saae concluiu a implantação do novo ponto de acesso ao canal do Supiriri

 

clip_image002

Com o objetivo de dar prosseguimento às inspeções no canal do córrego Supiriri, as equipes do Departamento de Drenagem do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba concluíram no último final de semana a implantação de mais ponto de acesso, com a construção de um novo poço de visita, na esquina da avenida Dr. Afonso Vergueiro com a rua Professor Toledo, pista sentido centro-bairro.

O trabalho de vistorias da autarquia no canal do córrego teve início no final do mês passado, visando detectar eventuais obstruções que possam ser a causa dos alagamentos registrados nessa região, em dias de fortes chuvas, motivo pelo qual foi necessária a implantação deste novo ponto de acesso, para a verificação de mais um trecho do canal existente sob a avenida Dr. Afonso Vergueiro.

Estação do Cerrado passará por manutenção preventiva 5ª feira

Intervenção deverá refletir no abastecimento

clip_image002[5]

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba dá sequência nesta quinta-feira (15/06) à programação de manutenções preventivas nos sistemas de entrada de energia elétrica das suas unidades de distribuição, desta vez na Estação de Tratamento de Água “Dr. Armando Pannunzio”, a ETA Cerrado, no período das 5h às 9h.

Para que essa manutenção preventiva seja realizada, será necessário interromper as operações da ETA/Cerrado no período programado, fato que vai refletir na diminuição da capacidade de abastecimento da cidade como um todo, com exceção das regiões do Éden, Cajuru e Aparecidinha, que recebem água a partir do sistema ETA/Éden, e Brigadeiro Tobias, que é servido por poços artesianos. 

Visando minimizar os efeitos da paralisação, a autarquia vai se mobilizar no sentido de começar a quinta-feira com todos os seus reservatórios cheios. Desta forma, será fundamental que as pessoas colaborem e economizem no uso da água, para que esses reservatórios possam suprir os respectivos bairros no período em que as intervenções estiverem ocorrendo, quando a ETA estará paralisada.

Estação de Tratamento de Água do Éden já está operando normalmente

 

clip_image001

Após a diminuição dos níveis da represa do Ferraz e a reinstalação dos motores e bombas que precisaram ser removidos para não serem danificados com o alagamento, a Estação de Tratamento de Água “Eng. Celso Eufrásio Monteiro” (ETA Éden) está operando normalmente desde as 15h desta quarta-feira (07).

Desta forma, os quatro conjuntos de motores e bombas que fazem a captação da água bruta para tratamento e os três motores e bombas responsáveis pela distribuição da água tratada estão em funcionamento, permitindo que os Centros de Distribuição dos bairros do Éden, Cajuru e Aparecidinha sejam abastecidos e façam a distribuição para os imóveis.

A plena normalização do abastecimento naquela região da cidade, porém, não será imediata, visto que existe um período a ser observado para que todas as redes de distribuição sejam preenchidas e os reservatórios dos bairros atinjam níveis considerados normais.

De acordo com as previsões do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, as regiões do Éden e Aparecidinha deverão ter a distribuição de água totalmente retomada até o final desta noite, enquanto que a do Cajuru deverá estar normalizada durante a madrugada e início da manhã de quinta-feira (08).

Para que a situação seja normalizada com mais brevidade, a autarquia solicita que a população residente na região afetada procure manter um consumo consciente, sem desperdício, assim que começar a recebe a água.

Obras vão corrigir o problema

            De acordo com o diretor-geral da autarquia, Ronald Pereira da Silva, as obras de reforma, ampliação e modernização que vêm sendo desenvolvidas na ETA do Éden – com previsão de conclusão até o final deste ano -, vão corrigir a situação que possibilitou a inundação da casa de bombas da estação na madrugada desta quarta-feira (07).

            “As intervenções que estão sendo realizadas envolvem todas as unidades da ETA do Éden, dentre elas o local onde ocorre a captação da água para o tratamento e distribuição, e desta forma, problemas como o ocorrido hoje não mais acontecerão”, destacou Ronald.

Prefeitura e Saae apresentaram cronograma das obras do RDC

clip_image002

A Prefeitura de Sorocaba, e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, apresentaram na última segunda-feira (29) o cronograma das próximas etapas das obras do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha, até a sua conclusão, em cerimônia realizada às margens de uma das bacias de contenção do sistema que está sendo implantado, no cruzamento da avenida Washington Luiz com a rua Bento Mascarenhas Jequitinhonha.

O objetivo da obra é eliminar os pontos de transbordamento do córrego e de alagamentos registrados em períodos de fortes chuvas nos cruzamentos da Washington Luiz com Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha; Washington Luiz com Comendador Pereira Inácio e Barão de Tatuí com Abrão de Mahuad.

Saae desenvolve programação para comemorar o Dia do Meio Ambiente

 

clip_image002

Com uma exposição abordando temas diversos, realizada em seu Centro Operacional, na avenida Camilo Júlio, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba abriu na segunda-feira (05) a semana de eventos relacionados ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, por meio da sua equipe de Educação Ambiental.

Voltada aos servidores da autarquia, estudantes e ao público em geral, a série de atividades será desenvolvida até o próximo domingo, nas unidades de tratamento de água e esgoto do Saae/Sorocaba, em seu Centro Operacional e na Casa do Cidadão do Jardim Ipiranga.

Na exposição de segunda-feira, os funcionários da autarquia tiveram a oportunidade de conhecer a mini cisterna, um sistema que capta e armazena água de chuva; e o vaso freático, utilizado para a manutenção de plantas sem a necessidade de hidratação diária, e que evita também a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

O evento contou também com as participações do Instituto de Educação Socioambiental (IESA), que apresentou produtos confeccionados a partir da reciclagem de óleo de cozinha usado; e do Grupo Poyato, que mostrou materiais diversos produzidos a partir da reciclagem de bitucas de cigarro.

Bombas e motores já estão sendo reinstalados na Estação do Éden

 

clip_image001 clip_image002

                O nível da represa do Ferraz, onde o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba capta água bruta para tratamento e distribuição para aquela região da cidade, baixou desde que ocorreu a inundação dos prédios onde se localizam os sistemas de captação e recalque da Estação de Tratamento de Água do Éden, na madrugada desta quarta-feira (07), e neste momento as equipes da autarquia que se encontram no local estão realizando a reinstalação dos motores e bombas, que precisaram ser retirados para não sofrerem danos.

            A retomada das operações da ETA do Éden, porém, ainda não é possível, visto que para a religação dos quatro conjuntos de motores e bombas de captação e três de recalque será necessário uma margem de segurança maior, o que vai ocorrer com a diminuição mais acentuada do nível da represa.

            Desta forma, o que a autarquia vem realizando neste momento é adiantar os procedimentos, recolocando motores e bombas nos seus locais de origem, deixando o sistema pronto para funcionar assim que seja possível.

            Com a paralisação das operações da ETA Éden, o três reservatórios que abastecem os bairros do Éden, Cajuru e Aparecidinha estão com nível zero neste momento e diante desse quadro estão sendo realizadas manobras para a distribuição de água para aquela região da cidade a partir do sistema  da Estação de Tratamento de Água do Cerrado.         

Éden, Cajuru e Aparecidinha terão problemas no abastecimento nesta 4ª

Saae está trabalhando para minimizar a situação

clip_image002

ETA do Éden está com suas operações paralisadas

 

Engenheiros e técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba tiveram de paralisar, na madrugada desta quarta-feira (07), as operações da Estação de Tratamento de Água do Éden devido à elevação do nível da represa do Ferraz, localizada em frente à unidade, como resultado das fortes chuvas registradas nas últimas horas.

Como consequência, as regiões do próprio Éden e mais Cajuru e Aparecidinha deverão ter problemas no abastecimento durante todo o dia. A equipe técnica da autarquia, porém, já está trabalhando para minimizar os prejuízos, por meio de manobras que possibilitarão abastecer aquela região da cidade a partir do sistema de distribuição da Estação de Tratamento do Cerrado.

A medida emergencial, de acordo com o diretor-geral da autarquia, Ronald Pereira da Silva, “foi necessária para preservar os sistemas de captação e recalque da ETA Éden, que foram invadidos pelas águas da represa e desta forma os motores e bombas precisaram ser retirados dos seus compartimentos para serem protegidos”.

Ao longo desta quarta-feira a autarquia estará atualizando os acontecimentos e mantendo a população informada.

Saae promove mais uma etapa da capacitação sobre licitações e contratos

 

clip_image002

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba deu sequência nesta semana ao seu programa de capacitação, enfocando os processos de licitações e contratos, cujo objetivo é proporcionar aos seus funcionários os subsídios necessários para que a autarquia tenha condições de oferecer à população serviços e obras com qualidade e agilidade.

Aberta no início desde mês, a série de palestras vem sendo desenvolvida no auditório do Centro Operacional da autarquia, na zona industrial da cidade, reunindo os servidores que trabalham diariamente na elaboração, acompanhamento e fiscalização das licitações e contratos, promovidos para os mais diversos serviços, materiais e obras que envolvem as atividades do Saae/Sorocaba.

“Por meio do treinamento que estamos desenvolvendo, fornecemos aos funcionários diretamente envolvidos com as nossas licitações e contratos os elementos que permitem o planejamento, o controle e a fiscalização adequados para o fiel cumprimento das obrigações assumidas, tanto pela autarquia como pelos contratados, garantindo assim as condições iniciais do contrato administrativo, para que tenhamos obras e serviços de acordo com as nossas expectativas e as da população”, destaca o diretor-geral Ronald Pereira da Silva.

Na palestra apresentada na última quarta-feira (24), pelo assessor técnico da autarquia Murilo Batista de Almeida, o tema central foi “Elementos do processo administrativo”, que foi desenvolvido nos seus diversos aspectos, de forma detalhada, incluindo temas como conceito de processo administrativo; suas características; termo de contrato ou instrumento equivalente; as cláusulas que devem compor um processo administrativo; sua vigência; e as alterações e reajustes de um contrato administrativo.

De acordo com o cronograma estabelecido, o programa de capacitação em licitações e contratos da autarquia tem ainda mais duas etapas para serem cumpridas, enfocando “Gestão e fiscalização de contratos administrativos”, no dia 7 de junho; e “Principais apontamentos e recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo”, em encontro programado para 21 de junho.