Saae-Sorocaba desentope em Brigadeiro Tobias galeria obstruída por obras irregulares

sexta-feira, 21 de setembro de 2018


A galeria de drenagem e as bocas de lobo da rua Victor Gomes Correa, no bairro Brigadeiro Tobias, estão sendo desobstruídas pelo Saae-Sorocaba em trabalho iniciado há cerca de uma quinzena. A rede encontrava-se entupida principalmente por terra, o que provocava alagamentos nas ruas próximas em períodos de chuvas.

A terra que obstruiu a rede de drenagem foi arrastada pelas chuvas, sobretudo de movimentações de solo irregulares realizadas em propriedades particulares em um dos pontos mais altos do bairro. “Com a contratação de empresa terceirizada para reforçar o trabalho do próprio Saae-Sorocaba, a autarquia agora limpa cerca de mil bocas de lobo a cada novo mês”, enfatiza o prefeito José Crespo.

O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, orienta que a manutenção do resultado do trabalho que a autarquia acaba de realizar depende muito do comportamento da população. “Os moradores não podem descartar papéis ou qualquer outro tipo de lixo nas ruas ou deixar material de construção, como areia ou pedra, na calçada, pois tudo isso é levado para as bocas de lobo quando chove”, recomenda.

O diretor Operacional de Esgoto do Saae-Sorocaba, Rodolfo Barboza, confirma que o trabalho garante a redução dos riscos de novos alagamentos, mas alerta que, se mais terra for carreada para as bocas de lobo nas próximas chuvas, há a possibilidade de o sistema de drenagem voltar e ficar obstruído e a população sofrer novamente com alagamentos.

O chefe do Departamento de Drenagem do Saae-Sorocaba, Nilton Neres, explica que grande parte de todo o sistema de drenagem estava completamente entupido. A desobstrução em Brigadeiro Tobias é realizada com o apoio de um caminhão equipado com hidro vácuo. O equipamento garante mais agilidade e eficácia no trabalho.

O trabalho inclui a limpeza de duas caixas subterrâneas com dimensões de 1,5 metro por 1,5 metro e dois metros de profundidade, além da cem metros de rede de drenagem. “As caixas estão localizadas no ponto baixo da rua Victor Gomes Correia, cuja rede passa pela rua Marques de Herval para lançar a água das chuvas no sistema de drenagem próximo o terminal de ônibus na avenida Bandeirantes”, informa Nilton Neres.

Leandro Nogueira
Assessor de imprensa
imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br

Crédito das fotos – Juliana Hernandes (Assessoria de imprensa do Saae-Sorocaba)