Saae-Sorocaba acaba com despejo de 44 mil litros de esgoto por dia no córrego Itanguá

sexta-feira, 26 de outubro de 2018


O Saae-Sorocaba está eliminando o lançamento diário de aproximadamente 44 mil litros de esgoto no córrego Itanguá. Esse volume estimado de resíduo líquido doméstico é gerado por cerca de 55 famílias que residem em imóveis no Jardim Marli, que não são atendidos com rede coletora. Para resolver a situação, os profissionais do Departamento de Esgoto do Saae-Sorocaba constroem uma nova rede coletora para destinar todo o efluente para a Estação de Tratamento de Esgoto Itanguá. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos no início de novembro.

De acordo com o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, os imóveis estão localizados na rua Eugênia de Oliveira Cirne, cujos terrenos têm os fundos voltados para o córrego Itanguá. “A solução encontrada para atender a todos sem exigir obras no interior dos imóveis foi construir a rede para a coleta nos fundos dos terrenos”, explica.

O diretor Operacional de Esgoto do Saae-Sorocaba, Rodolfo Barboza, diz que também serão instaladas duas tubulações (travessões) de uma margem para a outra do córrego, para interligar o novo trecho de rede ao já existente. Segundo informações da chefe do Departamento de Esgoto, Sandra Regina Barros, a nova rede terá cerca de 400 metros de extensão. Ela está sendo construída com tubulação de PVC com 150 milímetros de diâmetro, na cor ocre.

Leandro Nogueira
Assessor de imprensa
imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br