Saae promove treinamento para padronização dos serviços

quinta-feira, 17 de outubro de 2019


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba está promovendo a 3ª Semana de Treinamentos de Procedimentos Operacionais Padrão (POP), no Centro Operacional da autarquia, na avenida Camilo Júlio, Jardim Ibiti do Paço, com o objetivo de padronizar os procedimentos dos diversos serviços prestados à população.

Os treinamentos estão sendo ministrados pelos chefes de departamentos, setores e engenheiros da diretoria operacional de água, sempre com a supervisão e abertura do diretor operacional de água Marcelo Moretto. De acordo com o programa estabelecido, alguns temas estão sendo desenvolvidos durante o treinamento, entre eles, execução de redes de água, manutenção de redes de água, manutenção em bombas e motores de estações elevatórias de esgoto, montagem e desmontagem de poços profundos, bombas submersíveis, hidrometria, pitometria, controle e redução de perdas, ligação de água, manutenção de cabine e posto primário e conjunto motobomba horizontal, todos referentes aos procedimentos operacionais padrão (POP).

Na área da segurança do trabalho, o Saae implantou a Análise Preliminar de Riscos (APR), que passará a ser preenchida por todos os setores da Diretoria Operacional de Água em todos os serviços. A intenção da autarquia, conforme destaca o diretor geral Mauri Pongitor, é capacitar e orientar os servidores quanto ao preenchimento da APR e a execução dos serviços prestados pelo Saae, assim proporcionando aos envolvidos um maior discernimento para as resoluções das dificuldades encontradas diariamente nos serviços operacionais e consequentemente executando os trabalhos com maior segurança e qualidade.

“A capacitação promove maior consciência em relação ao trabalho, criando assim uma padronização da rotina operacional, para que a execução de cada intervenção apresente excelência. Com a APR contribuímos para a prevenção de acidentes, alertando os profissionais em relação à necessidade de adequações nos locais de trabalho, o que acarreta em muito mais segurança aos colaboradores e à população do entorno”, enfatiza Pongitor.

Segundo o diretor operacional de água, Marcelo Moretto, participam do treinamento os departamentos de água e eletromecânica, compostos pelos setores de manutenção em redes de água; hidrometria e pitometria; implantação de novas redes; novas ligações de água; elétrica; mecânica e controle e redução de perdas. “É importante que todos participem, pois o treinamento aperfeiçoa atitudes e comportamentos para juntos buscarmos a excelência”, explicou Moretto.