Saae orienta população para o consumo consciente de água

terça-feira, 15 de outubro de 2019


Nos últimos dias, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), de Sorocaba, registrou o aumento em média de 25% no consumo de água na cidade. “Isso se deve aos dias de intenso calor. A estação mais quente do ano se aproxima e a tendência é o consumo aumentar ainda mais”, explica o diretor geral da autarquia, Mauri Pongitor.

As altas temperaturas, o consumo elevado e a falta de chuva ocasionaram o aumento de consumo em toda a cidade, o que provocou desabastecimento em alguns pontos da cidade. “É importante frisar que para causar efeito nas represas é necessário que chova muito mais do que tem ocorrido nos últimos tempos e isso não ocorre desde o início de julho”, disse Pongitor.

Como medida para reduzir o impacto da falta de chuvas, o Saae está buscando novos açudes que possam contribuir com a Represa da Castelinho e Ipaneminha. A autarquia também investe em soluções futuras como a implantação do novo Sistema Produtor de Água Tratada Vitória Régia, uma de suas principais obras em andamento, que integrará o sistema de abastecimento de água na cidade de Sorocaba através de novos anéis e redes de interligações ampliando a capacidade de atendimento das atuais e futuras demandas, considerando principalmente os vetores de crescimento do município, hoje concentrado na zona norte da cidade. A previsão de conclusão é final do primeiro semestre de 2020.

Diante da situação, a autarquia também faz um alerta à população para que faça o uso consciente e racional da água. A medida objetiva evitar maiores transtornos no período de estiagem e verão. “É importante evitar lavar calçadas e carros com água. Outra forma de economia de consumo é reutilizar água como por exemplo de máquinas de lavar roupa”, orienta o diretor geral.

A caixa d’água também é um grande aliado do consumidor. Ela é indispensável para evitar o desabastecimento quando há baixa pressão na rede, falta de energia elétrica, vazamentos, reparos em redes de água, consertos emergenciais ou algum problema operacional. Quando o consumo aumenta muito, os moradores sem caixa d’água são os que mais sofrem. Com a reserva e com uso consciente, a probabilidade de ficar desabastecido diminui.

ORIENTAÇÕES – Se encontrar algum vazamento nas ruas de sua vizinhança, comunique o Saae por meio do WhatsApp Emergencial (15 15 99850-3936) e o 0800 770 1195. Durante o verão, principalmente, quando o consumo aumenta por conta das altas temperaturas, algumas práticas podem ser adotadas:

– Tome banhos curtos e feche o registro ao ensaboar e quando for utilizar o xampu. Banho por 15 minutos, por exemplo, consome 135 litros de água. Com o registro fechado no ensaboamento e com duração de 5 minutos o consumo cai para 45 litros;

– Não lave a calçada com mangueira. Use a vassoura para limpar o local. Se a lavagem dura 15 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto pode chegar a 280 litros;

– Não lave o carro com a mangueira; use um balde. Se a lavagem dura 30 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto pode chegar a 560 litros. Com o balde, cai para 40 litros;

– Antes de lavar a louça, retire e excesso de comida com a esponja, sem usar água; deixe a torneira fechada ao ensaboar. O consumo pode cair de 240 litros para 20 litros;

– Acumule as roupas para utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima. Faça o mesmo com a louça;

– Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;

– Muita atenção com vazamentos dentro do imóvel; corrija-os o mais rápido possível;

– Molhe as plantas à noite e prefira um regador à mangueira, que pode gastar até 190 litros em 10 minutos;

– Reutilize a água das piscinas, use para lavar o quintal, por exemplo;

– Não deixe torneiras pingando.