Saae conclui reparo em adutora sem prejudicar distribuição de água

sexta-feira, 16 de março de 2018


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) concluiu nesta manhã o reparo em uma das adutoras que transporta cerca de 10% de toda a água bruta da represa do Clemente, na Serra de São Francisco, para a ETA Cerrado. A manutenção emergencial foi realizada no Jardim Europa, sem que houvesse prejuízo na distribuição de água. Isso também foi possível, devido à capacidade instalada de armazenamento em Sorocaba e a perícia da equipe da autarquia. “O Saae conta com profissionais extremamente comprometidos e preparados para situações emergenciais”, explica o diretor-geral do Saae, Ronald Pereira da Silva. O vazamento iniciou por volta das 22h da quinta-feira.

O vazamento ocorreu sob o asfalto, na rua Luísa de Carvalho. Os trabalhos no local iniciaram noite anterior, prosseguiram durante toda a madrugada e encerraram-se às 10h20 desta manhã. Na sequência a equipe atuou para fechar o buraco que escavou para ter acesso à adutora de 350 milímetros. O diretor Operacional de Água, engenheiro Marcelo Moretto, explica que o vazamento ocorreu em uma junção dos dutos, mais precisamente em uma bolsa. “Estima-se que essa adutora tenha cerca de 80 anos e como naquela via há intenso tráfego de veículos pesados, pode ser que a vibração tenha ocasionado o vazamento”, explica Moretto.

Para efetuar o reparo, a equipe do Saae instalou um abraçadeira para tubo com bolsa em fibrocimento. Essa abraçadeira é um dispositivo desenvolvido e fabricado pela oficina de eletromecânica do Saae, sem a necessidade de contratar serviços externos. Essa, como outras peças são mantidas em estoque no almoxarifado do Saae, para que toda e qualquer manutenção emergencial ocorra da maneira mais ágil possível.