Retirada de bancos de areia reduz riscos de alagamentos do rio Sorocaba

terça-feira, 21 de maio de 2019


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae Sorocaba) continua os trabalhos de remoção de bancos de areia nas margens do Rio Sorocaba. Atualmente o trabalho está sendo realizado no trecho situado no Jardim Maria do Carmo, em frente ao Parque das Águas. O objetivo é contribuir para a redução da incidência de transbordamento do rio no entorno do Parque, já que possibilita maior capacidade de vazão naquele trecho. O prefeito José Crespo fala da importância deste trabalho realizado pela Autarquia. “Esse é um importante trabalho preventivo feito pelo Saae, que realiza a limpeza e recomposição das margens do rio”, explica Crespo.

O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, enfatiza a importância da retirada dos bancos de areia do leito do rio. ” Esse serviço é essencial para proteger a calha do “afunilamento” do rio e evitar erosões, evitando ainda os alagamentos.”

Os bancos de areia são sedimentos naturalmente trazidos pela água do rio, como areia, terra e outro sólidos que vão se acumulando nos trechos de curva, explica o Diretor Operacional de Esgoto, Rodolfo Barboza. “Esses bancos afunilam a calha do rio, reduzindo a capacidade de vazão e provocando erosões nas margens. O fim do afunilamento promove a melhora no escoamento da água do rio, surtindo efeitos positivos, principalmente nos períodos das chuvas”, enfatiza Barboza.