Reservatório de Detenção de Cheias se torna opção de lazer para a população

segunda-feira, 2 de setembro de 2019


Implantado com o objetivo de reduzir alagamentos, o RDC já se tornou uma das áreas de lazer mais frequentadas da cidade

O Reservatório de Detenção de Cheias (RDC), que teve a segunda bacia entregue no último dia 15, na zona sul, já se destaca entre os locais mais procurados para a prática de esportes e lazer na cidade. Além de ser responsável pela redução dos alagamentos que ocorriam nas ruas Marechal Dutra, Manaus, Aracaju, Natal, Garcia Redondo e Visconde de Cairú, a segunda bacia também se destaca pelo entorno transformado em parque com árvores, pista de caminhada, ciclovia, calçadas, área gramada, bancos, academia ao ar livre e playground.

O espaço é aproveitado diariamente por moradores da região e também de outras partes da cidade como local de descanso e também para a prática de atividades físicas, com destaque para a academia ao ar livre, com o primeiro equipamento de alumínio do Estado de São Paulo. Nos finais de semana, o parque recebe muitas famílias para o lazer, as crianças aproveitam o playground instalado no local.

A empresária Andreia Aparecida Rondello, 39 anos, aproveitou o sábado ensolarado para levar a filha e o sobrinho ao parque do RDC. “Desde a inauguração eu trago as crianças para brincar no playground que é um dos mais completos da cidade”, conta Andreia. A filha Lais Rondello Gonçalves, 6 anos, conta que adora brincar na areia e nos brinquedos. “Aqui é mais gostoso, porque dá pra brincar na areia e nos brinquedos novos, minha mãe já me levou em outros lugares, mas aqui é o melhor”, conta a menina entusiasmada.

A comerciante Andreia Marques de Albuquerque, 49 anos, destaca a estrutura do parque para a prática de exercícios físicos. “Moro aqui na região e a entrega deste parque me ajudou a voltar a praticar exercícios. Eu estava parada a algum tempo e agora voltei a treinar aqui todos os dias, a academia ao ar livre é uma das melhores, nunca tinha visto igual”, comemora a comerciante.

A vizinha do parque Florinda Calil Diniz, 85 anos, mora nas proximidades do local onde foi construído o RDC há 20 anos. Ela conta que quando comprou sua casa, o local era todo cheio de mato, mas agora é o melhor parque da cidade. “Eu venho aqui todos os dias, adoro ouvir o barulho da água e admirar o lago (se referindo à bacia de contenção) que é muito lindo”, conta a aposentada.

A área total do RDC é de 42.650 metros quadrados. Uma das bacias (RDC 1), entregue em dezembro de 2017, tem 12.750 metros quadrados, com capacidade para 31.875 metros cúbicos de água, num espaço formado pelas avenidas Washington Luiz, Bento Mascarenhas Jequitinhonha, Abraham Lincoln e rua Padre José Carlos Simões. A segunda bacia (RDC 2), entregue no último dia 15, está numa área de 29.900 metros quadrados, nas proximidades da Escola Técnica Estadual “Fernando Prestes”, com capacidade para receber um volume de 74.750 metros cúbicos de água. Ambas tem o entorno transformado em um parque com árvores e equipamentos de lazer e prática de atividade física, formando o Parque dos Estados, o mais novo cartão postal de Sorocaba.