RDC Água Vermelha contará com mais um Refúgio da Biodiversidade

terça-feira, 28 de maio de 2019


* Saae realizou plantio de mudas nativas na ilha construída implantada no local

Equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae Sorocaba) fizeram, nesta quarta e quinta-feira, o plantio de 15 mudas de árvores nativas fornecidas pela Secretaria de Meio Ambiente na ilha instalada no meio do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha. A solicitação de instalação da ilha foi do próprio prefeito José Crespo. “Por se tratar de uma obra impactante do ponto de vista ambiental, particularmente da biodiversidade local, acho importante a implantação desta ilha de pequenas dimensões, onde serão criadas as condições adequadas ao abrigo de animais ribeirinhos.”

A ilha foi projetada para ser um Refúgio da Biodiversidade, que são locais de proteção à flora e a fauna, onde a integridade dos habitats é conservada através de ações como plantios de mudas nativas, manejo da roçagem, controle de espécies invasoras e enriquecimento de habitats, implantados em margens dos rios, córregos e lagos, praças e parques. Esta ação vai ao encontro das metas de Aichi, onde se definiu as diretrizes através do “Objetivo Estratégico C” que visa melhorar a situação da biodiversidade protegendo ecossistemas, espécies e diversidade genética e de como a humanidade deve considerar a natureza, culminando na declaração da Assembleia Geral das Nações Unidas de que, entre 2011 e 2020, seriam conhecidos como a Década das Nações Unidas sobre Biodiversidade (Resolução 65/161), objetivando assim apoiar e promover a implementação dessas metas.

Ainda segundo o prefeito, esta não é uma novidade em Sorocaba e a preocupação com o meio ambiente faz parte da atual gestão. “Como exemplos na cidade podemos citar as ilhas do lago do Parque das Águas, que confirma o nosso comprometimento com o meio ambiente”, diz Crespo.

Já o diretor geral do Saae Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, lembra que além de resolver as enchentes na região a entorno da segunda bacia será transformada em uma área de convivência e prática de atividades físicas. “Estamos resolvendo um problema antigo de enchentes e a população também está ganhando uma nova área de lazer”, explica Ronald.

A segunda bacia de contenção terá uma área de 29,9 mil metros quadrados, compreendendo as ruas Marechal Dutra, Manaus, Aracaju, Natal, Garcia Redondo e Visconde de Cairu, nas proximidades da Escola Técnica Estadual Fernando Prestes, e terá capacidade para receber um volume de 74.750 metros cúbicos de água.

O Diretor Operacional de Esgoto, Rodolfo Barboza explica que o RDC Água Vermelha faz parte de um conjunto de obras que inclui duas bacias de contenção para a eliminação de pontos de alagamento. “A obra tem área total de 42.650 m² e abrange os bairros Jardim América, Vila Jardini, Jardim dos Estados, Jardim Paulistano e Jardim Embaixador. Durante um determinado tempo, o sistema de drenagem funciona mediante a contenção das águas pluviais por bacias. Quando o nível máximo de contenção é atingido, inicia-se o processo de escoamento gradativo da água, por um sistema extravasador.”