Novo canal do Supiriri já tem 300 metros concluídos

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019


Depois de seguirem acompanhando o canteiro central da avenida Dr. Afonso Vergueiro, a partir da rua Rio Grande do Sul, no sentido centro-bairro, as obras de implantação do novo canal do córrego Supiriri começaram, nesta segunda-feira (09), a derivar à direita, conforme prevê o projeto, para adentrar a área particular do Centro Comercial Cheda, onde vai ocorrer a interligação às tubulações já existentes.

As obras também atingiram neste início de semana os 300 metros já implantados do novo canal, de um total 340 metros previstos, cumprindo assim 88% do projeto. Desta forma, restam apenas os 40 metros que compreendem o trecho entre a avenida Dr. Afonso Vergueiro e o ponto onde haverá a interligação com uma caixa de concreto existente, de 15 metros por 5,5 metros, denominada caixa de reunião, pois nela chegam cinco tubulações, das quais duas têm 2 metros de diâmetro e correspondem às águas do córrego Supiriri e as demais são de despejo de água de chuva.

A interligação do novo canal na extremidade oposta vai ocorrer nas proximidades da rua Rio Grande do Sul, onde existe um canal composto de duas linhas de aduelas de 2 metros de comprimento por 2 metros de altura.

Objetivo

De acordo com o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, engenheiro Mauri Pongitor, as obras consistem na substituição de duas antigas linhas de tubos de concreto de 1,50 metro de diâmetro, de 340 metros de extensão, por um grande canal de concreto formado por aduelas retangulares com 4 metros de comprimento por 2 metros de altura cada.

Nosso objetivo com essa intervenção é ampliar a vazão das águas do Supiriri, num trecho em que o córrego estava ‘estrangulado’, permitindo assim a eliminação dos pontos de alagamentos verificados na vila São João e proximidades do shopping Sorocaba, em dias de fortes chuvas”, explica Mauri.

Próximas etapas e trânsito

Para começar a derivação à direita e adentrar a área particular do Centro Comercial Cheda, que significará a conclusão do novo canal, metade da pista centro-bairro da avenida Dr. Afonso Vergueiro foi aberta nesta segunda-feira, logo após o cruzamento com a avenida Eugênio Salerno, deixando livre a outra metade para o tráfego de veículos

De acordo com o planejamento da empreiteira vencedora da licitação e contratada pela autarquia, Melhor Forma Construtora Ltda., a outra metade da pista será aberta na próxima quinta-feira (12), para a continuidade da instalação das aduelas que formam o novo canal, enquanto uma frente de trabalho já constrói uma pista alternativa, que vai servir de desvio para o tráfego de veículos naquele trecho, para que o impacto no trânsito seja minimizado, com monitoramento da Urbes – Trânsito e Transportes.

Com previsão de entrega para janeiro próximo, as obras de adequação do canal do córrego Supiriri têm investimento de R$ 4 milhões, com 80% provenientes de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), e os demais 20% de contrapartida da autarquia.