Dúvidas Frequentes


A quanto equivale 1m³ de consumo de água?
Um metro cúbico equivale a 1.000(mil) litros de água.


Como tiro uma segunda via de minha conta?
A segunda via da conta pode ser emitida diretamente pelo site (www.saaesorocaba.com.br) na área da Agência Virtual. Para isso o usuário deve estar munido de outra conta para informar o número da Matrícula-DV. A impressão também pode ser solicitada pessoalmente, no atendimento ao público do SAAE. A emissão da segunda via feita online não tem qualquer custo e a segunda via emitida no atendimento ao público do SAAE possui cobrança conforme tabela de serviços vigentes.


Como incluir/excluir minha conta de água em débito automático?
O consumidor que deseja incluir/excluir sua conta em débito automático precisa dirigir-se ao banco (vide bancos conveniados) e solicitar/preencher formulário de autorização/exclusão de Débito em Conta para sua conta de água e esgoto.


A data de vencimento da fatura pode ser alterada?
Sim. Essa alteração pode ser feita pelo site (www.saaesorocaba.com.br) na área da Agência Virtual. Para isso o usuário deve estar munido de uma conta para informar o número da Matrícula-DV e o CPF (o cadastro deve estar atualizado junto ao SAAE) ou o cliente pode dirigir-se a uma de nossas agências de atendimento. A mudança pode ser feita para os dias 05,10,15,20,25 e 30 de cada mês, exceto para as contas em débito automático ou com entrega em endereço diferente da ligação.


Paguei minha conta em duplicidade, o que devo fazer?
As restituições por pagamento duplicado são efetuadas automaticamente como crédito em contas futuras.


Quantos dias são necessários para realizar a leitura do consumo?
A leitura deve ser efetuada em intervalos entre 27 (vinte e sete) e 33 (trinta e três) dias.


Como faço para alterar o nome na minha conta de água?
Para mudança de nome na conta, o SAAE solicita que o novo proprietário/USUÁRIO compareça no atendimento ao público e traga além de um documento de identificação (RG e CPF), os seguintes documentos:
No caso de alteração de proprietário: Matrícula Atualizada, Escritura ou Contrato de Compra e Venda.
No caso de alteração para inquilino: Contrato de locação vigente.


Quantas contas vencidas são necessárias para haver o corte da ligação de água?
A partir de uma conta em atraso, desde que o imóvel seja notificado, com prazo de 30 dias de antecedência. Procure manter suas contas em dia e evite transtornos.


Quem define o valor da tarifa aplicada pelo SAAE?
Pelas disposições da Lei Federal nº. 11.445/2007, as tarifas são definidas pela entidade reguladora, neste caso a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ).


Como é feito o cálculo do consumo?
A forma de cobrança do consumo de água/esgoto é em cascata, considerando a tarifa de cada faixa para determinar o valor final.
Cada faixa tem um valor diferente para o m³, que vai aumentando gradualmente, faixa a faixa. A exemplo da categoria residencial, o cliente que consumir entre 0 e 10m³ (1ª faixa) de água no mês, pagará a taxa mínima. Se ele consumir nas outras faixas, pagará o valor de cada faixa + o proporcional da faixa em que se encontrar seu consumo.


O SAAE fez o faturamento pela média de consumo. Isso está correto?
Sim. Não sendo possível a realização da leitura em determinado período, em decorrência de anormalidade no hidrômetro, impedimento comprovado de acesso ao mesmo ou nos casos fortuitos e de força maior, o SAAE pode determinar o volume consumido com base na média aritmética dos consumos faturados nos últimos 6 (seis) meses (art. 94, §6º da Resolução ARES-PCJ nº. 50/2014).


Para que serve a caixa d’água?
A caixa d’água ou reservatório doméstico tem duas finalidades: Uma delas é “quebrar” a pressão da água que entra no seu imóvel, deixando-a adequada para seu uso mais econômico, evitando sobrecargas nas tubulações internas. A outra, como uma garantia de continuidade do abastecimento do imóvel quando das interrupções temporárias do fornecimento da água pelo SAAE, por motivos de reparos e manutenções das redes de distribuição.


Por que trocaram meu hidrômetro?
O hidrômetro é um aparelho que mede continuamente o volume de água consumido. Como qualquer outro equipamento mecânico, sofre desgaste e pode perder a exatidão na medição de acordo com as condições de conservação e com o tempo de uso.
Para garantir a leitura correta do consumo mensal de água, e combater o desperdício, o SAAE mantém um programa permanente de substituição e adequação de hidrômetros (medidores de água).
A substituição do hidrômetro antigo por um novo é totalmente gratuita e executada por uma equipe devidamente uniformizada e identificada com crachá, em imóveis com medidores em uso há mais de cinco anos.
Esta ação tem como referência a Portaria 246/00 do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – o INMETRO.


Os ponteiros do hidrômetro de meu imóvel não param de girar, mesmo fechando o registro do cavalete. O que eu faço?
Se mesmo fechando o registro do cavalete a água continua passando é indicio de que o registro (torneira que veda a passagem de água) não está funcionando corretamente. A melhor opção é solicitar a troca do registro.
Após a troca do registro, é aconselhável que o usuário procure um encanador de sua confiança, para sanar um possível vazamento interno.


Após fazer a troca do hidrômetro, o meu consumo pode aumentar?
Com o passar do tempo, as engrenagens do hidrômetro desgastam, fazendo com que a sensibilidade diminua, sendo necessária a troca. Por isso, é possível que logo após a troca, ocorra uma elevação no consumo, devido ao equipamento ser novo e com sensibilidade adequada, registrando as reais vazões e, com isso, consumos ou vazamentos pequenos não registrados anteriormente.


Quais as principais causas que levam a população ao desperdício de água?
Além de consumo sem consciência, o desperdício pode ser causado por problemas de vazamento na tubulação interna, torneiras gotejando ou válvulas/caixas de descarga com defeito.


O que fazer quando se identifica um aumento injustificado do consumo em uma fatura?
O usuário deverá verificar suas instalações internas e se há vazamentos em seu imóvel. Se não encontrar nenhum vazamento, deve procurar uma agencia de atendimento presencial para esclarecimento de duvidas.


Em caso de vazamento interno localizado e sanado, o SAAE pode recalcular a minha conta?
Nos casos de vazamentos internos sanados, o usuário, munido de documentos originais comprobatórios de reparo do vazamento nas instalações do imóvel, tais como notas fiscais de serviços e materiais utilizados, recibo do encanador/pedreiro, fotos e demais documentos que julgar necessário para a comprovação, deve dirigir-se ao Atendimento Presencial do SAAE.
O prazo para o usuário requerer a revisão das contas por vazamentos internos sanados é de até 90 (noventa) dias após o vencimento original da fatura.
As contas do período mencionado acima poderão, após análise, ser recalculadas pela média de consumo anterior (em m³) acrescida de 25%.


Tenho fossa no meu imóvel e passa rede coletora de esgoto na frente, tenho que ligar meu esgoto na rede coletora de esgotos?
Sim. Quando existe rede coletora de esgotos, é obrigatória a ligação e a desativação do sistema de tratamento independente (fossa, filtro e sumidouro).


Sou obrigado a ligar meu imóvel à rede de água e esgoto da rua?
Nas localidades onde há rede de agua/esgoto disponíveis, de acordo com a Lei Federal do Saneamento (11.445/07), a conexão à rede é obrigatória e dever do usuário. A coleta e o tratamento de esgotos são essenciais para o meio ambiente, para a saúde pública e para o bem estar de sua família. Se o seu imóvel não estiver conectado à rede, solicite imediatamente sua ligação.


Água de chuva pode ir para a rede coletora de esgoto?
Não, a água de chuva e o esgoto devem ser separados. A água de chuva deve seguir para a galeria de águas pluviais ou, na inexistência desta, ser lançada na sarjeta na frente do imóvel.


Água do tanque, máquina de lavar ou pia pode ir para a galeria de águas pluviais?
Não. Toda água que sofra alteração pelo uso humano, industrial e comercial é considerada esgoto e deve ser destinada para a rede coletora de esgotos.


Se meu imóvel não tem cota (altura) para ligar o esgoto na rede coletora que passa na frente, o que devo fazer?
Verificar junto ao SAAE se existe rede coletora de esgotos instalada nas proximidades na qual seja possível fazer a ligação passando através de imóveis vizinhos. Se não existir rede coletora ou os vizinhos não autorizarem a passagem para que se efetue a devida ligação, deve-se implantar sistema de recalque (bombeamento) de esgoto. Recomenda-se orientação de profissional habilitado.


Pode haver mais de uma ligação de água e/ou esgoto no mesmo terreno?
No imóvel abastecido por um único ramal predial, com economias de uso distintas e/ou dependências comerciais isoladas, o SAAE poderá executar ligação de água e/ou esgoto independentes, desde que o interessado se adeque as especificações/padrões exigidos.


Posso beber água diretamente da torneira?
Sim. A água fornecida pelo SAAE Sorocaba passa por um rígido processo de tratamento e um rigoroso controle de qualidade. Para que a água das torneiras esteja em condições ideais para o consumo, é necessário que se faça a limpeza dos reservatórios de água domésticos a cada 6 (seis) meses.


Por que a água pode ficar branca? É excesso de cloro?
Não. Esse fenômeno ocorre quando há aumento de pressão na rede de distribuição, que reage com o oxigênio e outros gases naturalmente dissolvidos na água, formando microbolhas e gerando essa aparência “leitosa”.
Essa ocorrência é passageira. Para verificar, coloque a água num copo e observe que ela volta a ficar transparente em alguns segundos. Essa água poderá ser consumida normalmente.