CÓRREGO SUPIRIRI – Saae inicia transplantio de árvores para o início das obras

terça-feira, 30 de julho de 2019


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae Sorocaba) dará início, nesta quarta-feira (31), às intervenções na Avenida Afonso Vergueiro para execução das obras no Córrego Supiriri, no trecho entre o Centro Comercial Cheda e a Rua Rio Grande do Sul. A empresa contratada para a obra fará os trabalhos iniciais de transplantio das árvores que deverão ser retiradas do canteiro central da avenida, com a execução de uma poda das mesmas. Após a poda as árvores serão “desmamadas”, termo usado para a execução de uma vala no entorno da árvore para delimitar as raízes. Este processo de poda deverá ser concluído até sexta-feira (2 de agosto) e o local será sinalizado com cones e placas e terá acompanhamento da Urbes.

Em um termo de compromisso firmado junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, os ipês serão transplantados para a área do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) Água Vermelha, evitando assim a necessidade de supressão das mesmas. A ação de transplantio possui etapas que devem ser seguidas minuciosamente para que o processo tenha o máximo possível de sucesso.

Neste trecho alvo das intervenções, a canalização do córrego implantada há décadas, é feita em duas linhas de tubos de concreto de 1,50 metro de diâmetro, insuficientes para promover o perfeito escoamento, resultando em alagamentos constantes, principalmente na região da Vila São João, em especial nas ruas Coronel Freire de Andrade e Irmã Maria Angelina, cujas vias e imóveis são frequentemente afetados.

A obra consiste na implantação de aduelas em concreto armado, com seção retangular e dimensões de 4 metros de largura por 2 metros de altura, numa extensão aproximada de 340 metros. As aduelas serão instaladas em sua maior extensão sob o canteiro central da avenida, mas em alguns trechos haverá necessidade de intervenção na pista de rolamento.

O diretor geral interino do Saae Sorocaba, Wilson Unterkircher Filho, explica a importância da obra e da gestão atual na conquista de recursos para novas obras. “Estamos investindo esforço e recursos para que seja possível realizar obras importantes para a cidade como é o caso da canalização do córrego Supiriri. Esta obra é determinante para a redução de alagamentos na região da Vila São João.”