Contas de água agora são emitidas em nome do consumidor

quinta-feira, 11 de Janeiro de 2018


As contas de água e esgoto serão emitidas em nome do responsável pelo consumo de cada imóvel, a partir do próximo dia 15. Agora ela tem novo visual, mais informações e passará a ser aceita como comprovante de endereço.

Com a mudança, todos devem observar se o nome na conta é o correto, já que o cadastro no Saae-Sorocaba pode estar desatualizado se alguma alteração na titularidade do imóvel, como por exemplo em caso de venda, deixou de ser comunicada à autarquia.

Se o nome que aparecer na conta não for o do atual responsável pelo consumo, deverá o proprietário, titular ou inquilino do imóvel comparecer a um dos postos de atendimento do Saae-Sorocaba para a atualização do cadastro, em posse dos documentos necessários.

O procurador geral autárquico e diretor geral interino do Saae-Sorocaba, Luís Fernando Zaccariotto, explica que além de se adequar à legislação, a novidade garante mais justiça, já que as contas não pagas serão cobradas de quem realmente deve, ao invés de recair simplesmente sobre o imóvel e seu respectivo proprietário, como antes vinha sendo feito.

A mudança atende à lei federal nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, e obedece à determinação da agência reguladora dos serviços prestados pelo Saae-Sorocaba, a ARES-PCJ.

Para evitar filas, a atualização do cadastro foi dividida por períodos, conforme o grupo (região) a qual pertence a conta do imóvel. A informação do grupo consta no cabeçalho da conta de água.

Saiba onde e quando atualizar o cadastro

O cadastro deve ser atualizado na sede do Saae-Sorocaba, na avenida Pereira da Silva, ou em qualquer uma das Casas do Cidadão. O esclarecimento de dúvidas e mais informações podem sem obtidos pelos telefones 0800 770 1195 (ligação gratuita) ou 3224-5800. Ou ainda no site www.saaesorocaba.com.br

Cronograma de atendimento
Até o dia 16 de fevereiro – contas dos grupos 11, 12, 13 e 14.
De 14 de fevereiro a 16 de março – contas dos grupos 15, 16, 17 e 18.
De 12 de março a 13 de abril – contas dos grupos 1, 2, 3, 4 e 5.
De 9 de abril a 11 de maio – contas dos grupos 6, 7, 8, 9 e 10.