Caixa d’água social tem maior procura após início do rodízio

terça-feira, 19 de novembro de 2019


Desde que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba precisou implantar o sistema de rodízio no abastecimento na cidade, no início deste mês, a procura pelo programa Caixa d’águ a Social tem aumentado a cada dia, com os munícipes se dirigindo à central de atendimento da autarquia e às Casas do Cidadão em busca de informações detalhadas de como se inscrever para receber o benefício.

Implantado pela Prefeitura e o Saae no passado, o programa social tem como objetivo proporcionar às famílias comprovadamente de baixa renda o direito de receber, sem qualquer custo, uma caixa d’água de 500 litros em PVC e um kit com todos os materiais para a instalação.

“Entendemos como muito positiva essa procura pelo programa, pois até então o número de munícipes inscritos vinha sendo pequeno e esperamos que cada vez mais se amplie, pois a reservação de água nos imóveis é fundamental para que o abastecimento fique garantido por algumas horas, não apenas em situações de rodízio como a que estamos atravessando, mas também em qualquer momento de imprevisto, como nos casos de manutenção de vazamentos nas redes públicas, quando é necessário que a autarquia interrompa a distribuição de água numa determinada região, para que o reparo necessário seja executado”, enfatiza o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Mauri Gião Pongitor.

Até o momento, apenas 167 caixas d’água foram entregues aos inscritos e contemplados, desde que o programa foi implantado, num total de três lotes. No primeiro, 53 famílias receberam a caixa com o kit de materiais, no segundo foram entregues 65 conjuntos de caixa d’água/kit e no terceiro receberam o benefício 49 famílias.

Kit completo

O kit de instalação que acompanha a caixa d’ água é composto de todo o material necessário para proceder a instalação, que deve ser providenciada pela família beneficiada. São dezoito itens ao todo, incluindo boia, registros, conexões, canos, cola, lixa e veda rosca, acompanhados de um manual de instalação.

Para se beneficiar do programa, os interessados devem atender alguns requisitos estabelecidos, tais como renda familiar de até três salários-mínimos; cadastro atualizado junto ao Saae (nome do usuário na conta de água deve ser o mesmo do requerente ao programa); não possuir caixa d’água no imóvel; ter o pagamento das contas de água em dia; e o imóvel deve possuir estrutura para receber a caixa d’água.

Locais de inscrição

As inscrições ao programa devem ser realizadas no site da autarquia – www.saaesorocaba.com.br – ou presencialmente na central de atendimento do Saae (avenida Pereira da Silva, 1.285 – Jardim Santa Rosália) e nas Casas do Cidadão Ipanema (avenida Ipanema, 3.349); Itavuvu (avenida Itavuvu, 3.415); Éden (rua Bonifácio de Oliveira Cassú); Ipiranga (rua Estado de Israel, 424); Brigadeiro Tobias (avenida Bandeirantes, 4.155); Vila Hortência (avenida Nogueira Padilha, 1.460) e Paço municipal (avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041).